Left Continue navegando
Pedido

Seu carrinho está vazio no momento

Recomendado para você
O que é sílica e qual sua função nos cosméticos?

O que é sílica e qual sua função nos cosméticos?

Você provavelmente já se deparou com ela em algum momento, mas não sabia que era a mesma sílica presente nas fórmulas dos seus produtos favoritos: a sílica é o principal componente dentro dos clássicos saquinhos brancos que vêm dentro de bolsas, mochilas e caixas de sapatos, para evitar a aparição de mofo e outras condições que possam estragar os materiais. Isso acontece pela tendência que o dióxido de silício possui de absorver umidade, evitando os danos causados pela umidade. 

Mas afinal, o que é sílica e qual sua função nos cosméticos? Se você quer entender mais as utilidades desse composto, vem que a gente te explica!

 

Características da sílica  

De forma resumida, a sílica nada mais é do que um mineral natural, quimicamente classificado como dióxido de silício (SiO2). Na natureza é possível encontrá-la em rochas, na areia e principalmente em quartzos, sendo utilizada em diversos ramos da indústria, indo desde a fabricação de vidros, passando pela composição das pastas dentais e chegando até o nicho dos cosméticos, onde apresenta inúmeras vantagens estéticas. 

 

Benefícios da sílica nos cosméticos

Pela alta versatilidade, a sílica é um componente muito famoso na indústria dos cosméticos. Sua capacidade de absorver a umidade auxilia na manutenção do acabamento aveludado, ideal para quem busca uma pele livre do aspecto oleoso. Além disso, a presença da sílica ajuda a minimizar a aparência dos poros e linhas finas, resultando em um acabamento mais suave e uniforme. 

Do ponto de vista industrial, um dos principais benefícios da presença da sílica nas fórmulas é o aumento do tempo de validade, evitando que o produto seja descartado pouco tempo após a abertura. 

Resumidamente, é possível dizer que as principais funções da sílica nos cosméticos são:

  1. Controle da oleosidade: absorve o excesso de oleosidade, mantendo a pele com um acabamento matte e fresco.
  2. Melhora a textura dos produtos: proporciona uma aplicação suave e uniforme, melhorando o toque dos cosméticos.
  3. Minimização de poros e linhas finas: suaviza a aparência de imperfeições, resultando em uma pele mais lisa.
  4. Aumento da durabilidade da maquiagem: ajuda a fixar a maquiagem, evitando que ela derreta com o passar do dia.

Esses benefícios fazem da sílica um ingrediente super importante, capaz de melhorar o resultado dos produtos.


Onde a sílica está presente

Como vimos anteriormente, a sílica é um ingrediente comum em diversos segmentos. Na área dos cosméticos, é comum encontrá-la nas fórmulas de pós compactos, bases, corretivos e sombras, podendo estar presente também em produtos para o cabelo, cremes e loções. Veja os principais usos da sílica: 

  1. Produtos de higiene pessoal: shampoos, condicionadores e pastas de dente.
  2. Construção: cimento, concreto, vidro e filtros de piscina.
  3. Indústria farmacêutica: como agente desintegrante e de fluxo em medicamentos.
  4. Tecnologia: presente em semicondutores e células solares.
  5. Indústria de papel e têxtil: melhoria da textura de papeis e acabamentos têxteis.
  6. Produtos de limpeza: abrasivo em detergentes e produtos de limpeza.

 

Compreender as funções e utilizações da sílica é essencial. Esteja sempre atento e respeite os modos de uso de cada produto, além de optar sempre por marcas da sua confiança. 

Aqui na BioBio Cosméticos trabalhamos com fórmulas seguras e benéficas, tanto para nossos consumidores quanto para o meio ambiente. Por isso, te convidamos a conhecer nossos produtos e suas composições



BioBio Cosméticos Naturais