Biocosméticos: o futuro que já é presente da skincare natural
Combinando natureza e beleza, os biocosméticos têm revolucionado os cuidados com a pele
A evolução com os cuidados naturais chegou ao mercado da beleza com tudo, não é mesmo? Hoje, os biocosméticos, uma evolução nos cuidados com a pele, são são produtos cosméticos feitos de ingredientes de origem natural derivados de plantas, micróbios, enzimas, e culturas orgânicas que são livres de pesticidas e fertilizantes químicos e usados para cuidados tópicos com a pele, cabelo, rosto e boca.
Assim, os biocosméticos conseguem fornecer uma resposta distinta para as novas demandas do consumidor.
Processos inovadores
De fórmulas para restaurar a elasticidade da pele e do cabelo até a cicatrização (e eliminação) de tatuagens, o futuro da skincare natural tem cada vez mais oferecido tratamentos eficientes e populares para a natureza e os consumidores preocupados com a saúde.
Os biocosméticos são produzidos por técnicas de biotecnologia (processo que utiliza enzimas e microorganismos para produzir produtos específicos por meio do uso de fermentação em condições controladas).
Vamos usar como exemplo os produtos feitos à base de ácido hialurônico e resveratrol. Obter esses compostos diretamente das plantas demandaria muita água, energia, terra e muitas etapas de processamento para extrair os compostos desejados, isso é impraticável e insustentável.
Não é à toa que a biotecnologia tem um impacto positivo na indústria da beleza, pois utiliza a pesquisa para desenvolver e produzir ingredientes para cosméticos, bem como para determinar como esses ingredientes interagem com a pele.
Com uma abordagem segura e sustentável, essa tecnologia permite o uso de alternativas feitas em laboratório em vez de usar recursos naturais que se esgotam.
Sem conservantes nocivos, silicones ou outras substâncias artificiais, os biocosméticos têm impacto mínimo de produção, de transporte e armazenamento. Além disso, essa revolução do mercado cosmético possui embalagem reciclável e livre de testes em animais, o que contribui ainda mais para o meio ambiente.
Beleza e natureza de mãos dadas
A biocosmética é uma ferramenta valiosa de criatividade, que utiliza o sequenciamento de DNA, a engenharia biológica, a fermentação, entre outras técnicas para cultivar produtos seguros e sustentáveis, criando uma nova cadeia para a indústria da beleza que não depende da colheita e esgotamento de recursos naturais, bem como de produtos petroquímicos.
Empresas como a BioBio Natural Beauty que estão preparadas para produzir produtos altamente sustentáveis têm conseguido oferecer novas funcionalidades e desempenho em cuidados com a pele.
O mercado de beleza é altamente competitivo e as marcas geralmente dependem de ingredientes para se destacarem da multidão. E é aí que os biocosméticos ganham destaque: com quase 100% de ingredientes de origem natural, esses produtos criam um diferencial importante em um mercado saturado.
A BioBio já está a um passo à frente! Olhando para o futuro, está cada vez mais investindo em rótulos de biocosméticos, priorizando a inovação com a natureza.